André Bomfim

diretor, montador, coord. de documentários [sócio]

Documentarista, Montador, Pesquisador, Coord. de desenvolvimento de documentários [sócio]

 

Nascido em Natal em 1983 e criado baiano, André Bomfim veio para São Paulo em 2001 estudar Audiovisual. Formado pela Universidade de São Paulo, trabalhou com assistência de direção, som direto e montagem ao longo dos últimos anos.

A experiência com acervos de filmes na Cinemateca Brasileira e o gosto pela pesquisa impulsionaram uma de suas paixões, as imagens de arquivo e o interesse por projetos que dialogam com memória e história.

Desde 2012 tem atuado principalmente como diretor de projetos de documentário para filme e série de televisão, e como montador de projetos diversos, incluindo ficção. Em 2013, dirigiu o curta-metragem institucional Palavras, Imagens e Sons: o Arquivo Ruth Cardoso. Em 2014, dirigiu a terceira temporada da série O Papel da Vida, apresentada por Marina Person e exibida no Canal Brasil.

No mesmo ano, dirigiu o curta documentário As Incríveis Histórias de um Navio Fantasma. Produzido para a ESPN, o filme foi vencedor dos prêmios de Melhor Curta, Melhor Edição de Imagem e Som e Melhor Uso Criativo de Imagens de Arquivo no RECINE, e dos prêmios de Melhor Média-metragem e Melhor Uso de Imagem de Arquivo no II Arquivo em Cartaz. O curta também conquistou uma Menção Honrosa na Semana Paulistana do Curta-metragem de 2015 e foi exibido, em 2016, no É Tudo Verdade, no BCN Sports Film Festival (Barcelona) e no 10º CineOP.

Em 2015, dirigiu, também para a ESPN, o curta documentário Seguindo a Linha: a História de Ricardo Prado. O filme teve sua estreia internacional no Hot Docs – International Canadian Documentary Festival, o maior festival de documentários da América do Norte. Ele foi exibido também no FICVIÑA – Festival Internacional de Cine de Viña del Mar (Chile) e no FICIL - Festival Internacional de Cine de Lebu (Chile), onde conquistou o Prêmio de Melhor Curta-metragem Documental Internacional.

Em 2016, colaborou com o desenvolvimento do projeto transmídia Precisamos Falar do Assédio de Paula Sacchetta, com lançamento do longa-metragem e do site ocorridos no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Participou ainda do IDFA DocLab Academy 2016 como o primeiro latinoamericano selecionado para o programa. Atualmente, está desenvolvendo seu primeiro telefilme documentário, Cipó dos Mortos, e a série Famílias, projeto que foi contemplado no Edital de TVs Públicas de 2016.

É pai da Serena.

andre@mirafilmes.net

Projetos relacionados

Contato

Envie uma mensagem que logo entraremos em contato!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form