Viagem de bolso

Série Doc, 2018
TV

Viagem de Bolso

Série Doc, 13 episódios de 26', 2018

Uma viagem pelo Brasil através da nossa literatura.

Sinopse

Viagem de bolso vai te levar pra descobrir o Brasil através da nossa literatura. Com os livros servindo de mapa e os escritores como guias, Reinaldo Moraes embarca pra visitar todos os cantos do país. Andando de barco pelos igarapés de Manaus com Milton Hatoum, vendo um jogo do Grêmio com Michel Laub em Porto Alegre ou percorrendo o Pelourinho com Ana Miranda em busca de vestígios do século XVII a série mergulha no universo dos escritores e revela a ficção e as histórias reais nas entrelinhas de cada lugar.

Estreia 5 de agosto no CineBrasilTV. Confira a programação!

Reinaldo Moraes, apresentador

Escritor, roteirista, cronista e tradutor, Reinaldo estreou na literatura em 1981 com Tanto Faz. Escrito aos 29 anos durante a estada de Reinaldo em Paris, o romance narra as peripécias de um garotão à beira dos trinta que, tal qual o autor, troca São Paulo pela capital parisiense para estudar num curso pra lá de quadrado, mas decide largar tudo para viver na esbórnia e se tornar escritor.

Acompanhando o retorno de Reinaldo para o Brasil, seu romance seguinte, Abacaxi (1985), espécie de continuação do primeiro, narra a volta do protagonista para casa, com escala em Nova York e no Rio, novamente repleta de aventuras, sexo e escatologia. Os dois romances, transgressores, tornaram-se cults na época, e foram reeditados recentemente, num único volume, pela Companhia das Letras.

Desde a estreia, a literatura de Reinaldo dialoga diretamente com os locais onde vive. Em 2004, depois de uma longa pausa na literatura, publicou Estrangeiros em casa, narrativa de viagem pela cidade de São Paulo. Já em 2009, lançou Pornopopeia, considerado seu melhor livro pela crítica, uma viagem tresloucada pelo underground paulistano carregada de humor, sexo e drogas.

Reinaldo já publicou 8 livros, além de ter escrito novelas com Mário Prata e roteiros para cinema. Viagem de Bolso é sua estreia na televisão como apresentador. Adepto declarado da boemia, Reinaldo fala sem rodeios sobre a vida e a ficção, do sexo à política, de um jeito engraçado, despojado e por vezes entremeado de palavras impublicáveis. Assim, as conversas do programa acontecem de igual para igual com os autores, mas também com quem mais eles encontrarem pelo caminho, levando as situações para além da primeira leitura.

As peripécias de gravação do Viagem de Bolso foram documentadas por Reinaldo Moraes em sua coluna de crônicas no Nexo Jornal.

+ projetos

Contato

Envie uma mensagem que logo entraremos em contato!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form