Série Doc, 8 episódios de 26', 2019
A partir de histórias pessoais, um panorama do sistema carcerário no Brasil.
O Brasil tem hoje mais de 700 mil pessoas atrás das grades, que, somadas, são mais que a população inteira de Aracaju (SE). Desde o ano 2000, esse número aumentou 167% e ele não para de crescer. Até 2016 éramos a quarta maior população carcerária do mundo e em 2017 viramos a terceira. O número de presos na Índia, país com 1,2 bilhão de habitantes, é menor. Assim, proporcionalmente, o número de presos brasileiros é muito alto se comparado ao tamanho de nossa população. São 306 presos para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da média mundial, que é de 144 presos por 100 mil pessoas.
Se os números já dizem tanto, imagine agora quem são as pessoas por trás deles. A série Eu, Preso, de oito episódios de 26 minutos, conta a história dessas pessoas. São homens e mulheres, em sua maioria negros, com histórias de vida das mais variadas. São mães, pais, chefes de família. São garotos que entraram para o tráfico. São presos provisórios que podem passar meses atrás das grades antes de qualquer julgamento, para depois serem julgados inocentes. São mulheres estrangeiras que resolveram entrar no país carregando drogas, muitas vezes para poder alimentar os próprios filhos, mas que embarcaram em uma viagem sem volta e podem passar mais dez anos sem vê-los de novo.
Para dar uma visão do sistema carcerário e do recorte racial e de classe levado a cabo pelas prisões, vamos embarcar nos dramas humanos: quem são, de onde vieram e como foram parar na cadeia? Como é a vida no cárcere e o que esperam do futuro, fora dali? Como é a vida depois dessa experiência na prisão? A partir de histórias pessoais, recolheremos uma visão global de um dos sistemas mais perversos do mundo. A partir de uma visão humana: o macro, a lógica de todo um sistema.
#1 - Mãezinhas
O que acontece com uma família quando uma mãe vai presa? Como é o dia a dia na ala materno-infantil de uma penitenciária? No primeiro episódio, um retrato dos mulheres atrás das grades.
#2 - Presos provisórios
Mais de um terço dos presos do país são provisórios, ou seja, foram presos antes do julgamento. O que isso significa? Por que prendemos primeiro e julgamos depois?
#3 - LGBTs no cárcere
Pessoas LGBTs em situação de prisão representam o segmento de maior vulnerabilidade dentro do sistema prisional. Como é a vida numa ala LGBT de um presídio paulista?
#4 - De menor
Sistema socioeducativo ou porta de entrada para o sistema carcerário? Como funcionam as Fundações CASA e as antigas FEBEMs?
#5 - Trabalho
No quinto episódio da série, o trabalho do preso. Ele serve de alguma coisa do lado de fora, depois de cumprida a pena? Ou serve apenas para ajudar a passar o tempo lá dentro?
#6 - Mulheres mulas
Mulheres mulas do tráfico: quem são as estrangeiras que chegam ao Brasil direto para dentro de uma penitenciária por estarem carregando drogas?
#7 - Penas alternativas
Existem outros tipos de pena para além da prisão. Serviço comunitário, grupos reflexivos e justiça restaurativa. Neste episódio vamos falar das penas alternativas.
#8 - Eu, um ex-preso
O que significa ser um ex-presidiário? Quanto vale o currículo de uma pessoa egressa do sistema prisional? No último episódio da série, vamos mergulhar na vida de três pessoas depois da prisão.